Equipamentos de Combate a incendio

Na maioria dos casos, quando falamos sobre incêndio, a primeira associação é a devastação e um ambiente irrecuperável, quando o correto mesmo deveria ser pensar na prevenção com equipamentos de combate a incêndio, por exemplo.

Apesar da evolução nesse sentido, muitas pessoas acham que o único exemplo de equipamentos de combate a incêndio é o extintor ou as mangueiras, ambos muito importantes, de fato. No entanto, além desses, existem outros diversos equipamentos que são de extrema importância. Saiba mais sobre isso aqui.

Existem vários equipamentos de combate a incêndio, sendo os seguintes alguns dos mais importantes:
• O extintor de incêndio: o mais acessível, cujo funcionamento é baseado em pressão interna, possui água ou outro componente químico em seu interior.
• As mangueiras de incêndio: Existem 5 tipos de mangueiras: a tipo I, que é direcionada aos prédios residenciais, as do tipo II, que são direcionadas ao Corpo de Bombeiro, prédios comerciais e indústrias, as do tipo III, utilizadas pelo Corpo de Bombeiros, área naval e industrial, tipo IV resistente a abrasão e superfícies quentes e a tipo V resistente a abrasão produtos químicos e superfícies quentes.
• A Iluminação de emergência – que é necessária nos ambientes que possuem a partir de dois pavimentos e grande circulação de pessoas. Esse recurso tem como objetivo o fornecimento constante de iluminação quando em casos de queda de eletricidade e outras circunstâncias;
• Sinalização – é de extrema importância também, devendo ser instaladas nos locais corretos, uma vez que, assim como a iluminação de emergência, serve para auxiliar a saída em casos de acidente.